Vencedora do 24º Troféu HQMIX de Novo Talento e do 25º Troféu HQMIX de Melhor Publicação de Tiras, as tirinhas Valente, de Vitor Cafaggi, vêm chamando a atenção de muitas pessoas, desde amantes de quadrinhos até vários escritores importantes. A série possui atualmente três volumes coletando as histórias: Valente Para Sempre, Valente Para Todas e Valente Por Opção (Ed. Panini, 96 pgs., R$ 14,99).
Valente é um cachorrinho (superfofo, diga-se de passagem) que está indo para a faculdade e, atualmente, também procura o amor da sua vida. De uma forma engraçada e divertida, o quadrinho descreve todas as aventuras que Valente e seus amigos (todos os personagens são animais) encaram pelo caminho no período mais confuso de todos os adolescentes.
O traço de Vitor Cafaggi é muito bonito e marcante em toda sua obra e, em Valente, isso pode ser facilmente notado nas expressões dos personagens, por exemplo. Por mais simples que os traços pareçam, conseguimos entender perfeitamente se o personagem está feliz, chorando, triste, rindo… Além de ser um traço diferente e original.
Devo dizer que me identifiquei muito com a história dos quadrinhos, já que, como o personagem Valente, sou completamente enrolada, desconfiada e confusa. O mais engraçado de todos os volumes é poder acompanhar os eventos que acontecem para cada amigo do personagem principal. Isso nos permite observar pontos de vistas diferentes sobre um mesmo assunto.
O autor tem um blog pessoal onde posta as tirinhas avulsas e fala mais sobre seus trabalhos. Ele já revelou em seu perfil do Facebook que teremos mais um volume, Valente Para o Que Der e Vier (que emoção!), mas não divulgou ainda a data de lançamento.
Os quadrinhos valem super a pena, são diversão garantida!