Dirigido por Neill Blomkamp (de Distrito 9), Elysium é um thriller de ficção científica que se passa no ano de 2159. O filme, que está nos cinemas atualmente, é protagonizado por Matt Damon e Jodie Foster.
No mundo de Elysium, a desigualdade é tamanha que há apenas duas classes sociais: pessoas que vivem na Terra em extrema pobreza, sem acesso a tecnologias, e a elite, que vive em uma base espacial chamada Elysium. Lá, os ricos têm acesso aos últimos avanços tecnológicos e a um luxo exagerado.
As más condições de vida na Terra fazem com que muitos cidadãos tentem se refugiar em Elysium. Eles se arriscam em viagens clandestinas e são duramente reprimidos pela lei de anti-imigração, setor liderado pela secretária de Estado corrupta Delacourt (Foster).
Max (Damon) é um habitante terrestre que sofre um acidente de trabalho e é exposto a uma forte radiação. O único jeito de se safar da morte é receber um tratamento médico que só existe em Elysium. Disposto a tudo, ele aceita uma missão do hacker e contrabandista de humanos Spider (Wagner Moura, em sua primeira superprodução internacional): sequestrar um magnata e roubar informações de sua mente. Em troca, será levado a Elysium e poderá ter a chance de ajudar outros que passam por necessidades.
Com efeitos especiais interessantes e uma história bem amarrada, Elysium irá agradar os fãs de ação e de ficção cientifica. Além de divertir, o filme faz uma clara crítica às diferenças sociais.