Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural
Continua após publicidade

Dica TdF – A Série Divergente: Insurgente

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 30 mar 2015, 18h02

murilo

insurgente1

A série Divergente continua sua adaptação para o cinema com a sequência Insurgente, atualmente em cartaz. Essa segunda parte troca de diretor – sai o norte-americano Neil Burger e entra o alemão Robert Schwentke, que tenta impor mais ritmo à trama, focando mais o conflito principal e deixando subtramas de lado.

Sem se prender a explicações desnecessárias, o filme pressupõe que o espectador já viu Divergente (2014) e dá apenas um breve contexto da primeira parte da história. Novatos são apresentados ao básico: o mundo agora está dividido em facções e pessoas que pertencem a mais de uma (os tais “divergentes”) representam um risco para o sistema, e devem ser eliminados.

É o caso dos protagonistas Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James), que passam a ser fugitivos após os eventos do primeiro longa. Eles são caçados por Janine (Kate Winslet), líder da facção Erudição. Ela precisa abrir uma caixa que só pode ser aberta por um divergente – mais especificamente, por Tris, que possui 100% de divergência.

O filme começa morno, mas vai ficando mais empolgante e ganhando mais adrenalina. A ação predomina em quase o filme inteiro, mas também há espaço para drama e romance. Tudo está na medida certa. O filme, como um todo, forma um belo conjunto.

Continua após a publicidade

insurgente3
“Esse é meu cosplay de Tempestade em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”

Outro ponto positivo é o elenco. Shailene Wodley vem superando todas as expectativas. É uma excelente atriz e segura a onda de ser protagonista, passando a emoção e a tensão necessárias às suas cenas. O casal que ela forma com James tem uma bela química e suas cenas de amor parecem naturais.

Já a vilã, muito bem interpretada por Winslet, é um dos pontos mais fortes do filme inteiro. Existem momentos em que parece que a cena é tão real, que o espectador tem vontade de fazer algo, de se meter no meio de Tris e Janine. E Ansel Elgort, a meu ver, sempre foi um excelente ator, e neste filme, interpretando Caleb, não é diferente.

Continua após a publicidade

A trilha sonora também é ótima. Existem casos em que a trilha é melhor do que o próprio filme e outros em que ela é pouco impactante, mas Insurgente consegue o equilíbrio. A música é muito bem empregada e eleva o nível da obra.

insurgente2
“Amg esquece isso de arma, não tá vendo o Sr. Fantástico do seu lado?”

Insurgente não é o melhor filme já feito, mas também não é o tipo de longa que deixa o espectador cansado. Tem uma boa dose de ação, muitos efeitos especiais e muita adrenalina. O ponto mais fraco é seu desfecho, talvez por ser previsível para quem não leu o livro. Ou seja, o que era para ser uma surpresa acaba podendo ser facilmente deduzido a partir de um determinado momento.

Continua após a publicidade

Insurgente é ideal para aqueles que curtem um bom filme mesclando ficção cientifica e muitas doses de ação.

nota4

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.