Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Vá a um show do Linkin Park – e ajude a melhorar o mundo

Por Marina Maciel
9 fev 2015, 10h00 • Atualizado em 4 set 2024, 09h22
  • va-a-um-show-do-linkin-park-e-ajude-a-melhorar-o-mundo2

    Você pode não saber, mas a banda de rock norte-americana Linkin Park quer inspirar seus fãs (são mais de 67 milhões, só no Facebook!) – e a indústria musical como um todo – a tornarem o mundo um lugar melhor. Não é algo novo, mas um projeto permanente, adotado pelos seis integrantes do grupo desde 2005.

    Calma, já vamos contar tudo. Fiquei sabendo dessas ações da banda em junho de 2012, em plena Rio+20. No evento Rio+Social, que estava cobrindo para o Planeta Sustentável, assisti à apresentação que fizeram para estimular o debate a respeito da energia renovável para todos… por meio da música. É o projeto Power the World*, que existe até hoje e fornece, entre outras coisas, energia solar para hospitais na Uganda e fogões movidos a biogás para casas no Nepal.

    Siga

    Agora, a campanha é outra: estimular os fãs a se cadastrarem como doadores de medula óssea. Estima-se que a ação já ajudou a salvar 17 vidas. Realizada em parceria com a organização Love Hope Strength* (em português, “Amor Esperança Força”), a campanha realiza coleta de saliva das pessoas interessadas a doar, antes do começo do show. Quando o possível doador é compatível com o do receptor, o fã é contatado.

    Quer mais? Em 2005, a banda lançou o Music for Relief* (“Música para o Alívio”, em tradução livre), uma organização de caridade que tem como objetivo prestar socorro às vítimas de catástrofes naturais e combater as mudanças climáticas. O projeto, que ainda está em andamento, já arrecadou US$ 6 milhões, plantou mais de um milhão de árvores e convidou fãs para realizar limpezas coletivas em parques públicos.

    Continua após a publicidade

    Na verdade, toda essa mobilização da banda para o bem começou como uma resposta à devastação causada pelo tsunami e terremoto no Oceano Índico, em 26 de dezembro de 2004. Para chamar atenção para outro desastre, o terremoto no Haiti, em 2010, Linkin Park lançou o videoclipe “Not Alone”, com intenção de angariar fundos para ajudar as vítimas. Assista, abaixo:

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=lrbL1s9qwBs?feature=oembed&w=474&h=267%5D

    Não para por aí: os impactos ambientais das turnês da banda são minimizados por meio da ONG Reverb*. Eles também organizam visitas aos veteranos norte-americanos das guerras no Iraque e Afeganistão, junto à fundação IAVA*, para combater o alto índice de suicídios, principalmente.

    Continua após a publicidade

    Mas a banda conta que a parte mais difícil é ampliar os projetos, descobrir maneiras de envolver outros artistas e outros setores da indústria musical como um todo. Seria bem melhor se todos cooperassem e juntassem forças para fazer mais “barulho”, não concorda?

    *Power the World
    *Love Hope Strenght

    *Music for Relief
    *Reverb
    *IAVA

    Leia também:
    O que Linkin Park nos ensina sobre generosidade
    Linkin Park incentiva doação de energia sustentável a mães africanas
    Mito do rock se junta a campanha para salvar floresta tropical
    Músicas Pop e Rock fazem células solares produzirem mais energia
    Para assistir show de rock, metaleiros doam cabelo para crianças com câncer

    Fotos: Divulgação

    Publicidade

    Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

    Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

    OFERTA RELÂMPAGO

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.