Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Muçulmanos abrem as portas de suas casas aos vizinhos para acabar com preconceito

Por Vanessa Daraya
Atualizado em 4 set 2024, 09h14 - Publicado em 26 mar 2015, 19h00

campanha-conheça-muculmano

Onde quer que estejam, os muçulmanos sofrem preconceito por causa de atos terroristas provocados por extremistas. Mas existe muita gente boa no mundo que deseja transformar o medo (ou ódio) das pessoas pelo islamismo em amor, tolerância… Essa é a proposta da comunidade muçulmana ahmadi, do Canadá, que lançou a campanha Meet a Muslim Family* (Conheça uma família muçulmana, em tradução livre).

A ação que lançou essa ideia aconteceu de 1 a 14 de março e incentivou famílias muçulmanas a abrir as portas de suas casas e mesquitas aos vizinhos. Os criadores acreditam que isso pode ajudar a acabar com ideias equivocadas e estereótipos sobre islamismo e intolerância religiosa.

Para participar, os canadenses podiam entrar no site da ação e fazer um pequeno cadastro. Em seguida, eram orientados para o encontro com alguma família. Sem dúvida, uma ótima oportunidade para aprender sobre tradição e valores do islamismo e quebrar barreiras culturais.

Depois da visita, os participantes eram convidados a publicar sobre sua experiência no Twitter com a hashtag da campanha #MeetAMuslimFamily, também para divulgar fotos e vídeos dos encontros com outras famílias locais.

Continua após a publicidade

Na verdade, a ação não é nova no Canadá, mas este ano foi realizada em uma situação especial. Em outubro de 2014, o muçulmano Zehaf-Bibeau matou um soldado e tentou atacar o Parlamento canadense. Foi um grande susto para a população local e aumentou a discriminação contra muçulmanos.

A vereadora canadense Marilyn Iafrate se interessou pela ação e almoçou na casa de uma família muçulmana. Em entrevista à CTV News*, ela contou que foi um momento ótimo para compartilhar valores, vivenciar e consolidar saberes.

A comunidade local continua disposta a receber visitantes mesmo após o final da campanha. A família do casal Michael e Esther Ruten, por exemplo, foi a casa de Rashid Ahmed pela primeira vez. A experiência foi tão boa que disseram ao Global News* que já começaram a combinar o próximo encontro.

Continua após a publicidade

Seria ótimo se essa ideia se espalhasse pelo mundo (inclusive por aqui, no Brasil). Mais uma linda forma de mostrar que somos todos iguais.

Agora, veja, abaixo, o vídeo de divulgação da campanha feita no Canadá:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dIMfMHowzrM?feature=oembed&w=560&h=315%5D

Continua após a publicidade

*Twitter 
*Meet a Muslim Family 
*CTV News
*Global News

Foto: Divulgação/Meet a Muslim Family

Leia também
O amor (de verdade) não tem idade, cor, credo, gênero…
Do Good Bus: ônibus leva pessoas para voluntariado surpresa
Pizzaria incentiva doação de comida para moradores de rua por US$ 1
Reality show leva blogueiros de moda para trabalhar em fábrica de roupas no Camboja

Publicidade

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.