Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Se a Terra tivesse só um lado virado para o Sol, como seria a vida?

Será que haveria vida?

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jul 2025, 19h00

Caso houvesse vida, o mais provável é que seres macroscópicos só fossem viáveis em uma faixa estreita do planeta, na divisa entre a metade clara e a escura. Ali, a temperatura seria amena, haveria água em estado líquido e o Sol sempre estaria no horizonte, nos banhando com a luz avermelhada do crepúsculo.

Não existiriam ciclos circadianos baseados na alternância entre noite e dia, com horários para caçar, dormir etc. A fotossíntese dependeria de uma luz mais tênue e seria menos eficaz – em vez do verdão da clorofila, é possível que as plantas tivessem outra cor.

As condições climáticas exatas de cada hemisfério dependeriam um bocado das características da atmosfera, que pode ou não redistribuir o calor homogeneamente. No exoplaneta Kepler-10b, que passa por essa situação, não rolou: o lado claro se estabilizou em 1.560 °C e o escuro, em -223 °C. Essas circunstâncias só permitiriam a existência de microrganismos extremófilos, como os que vivem em vulcões ou na Antártica.

Porém, simulações indicam que há atmosferas capazes de atenuar os extremos de temperatura. Um cenário mais light que o de Kepler-10b talvez abrigasse bichões adaptados ao calor ou ao frio, como nossos camelos e ursos polares.

Pergunta de @andrelobianco, via Instagram

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.