Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que temos crises de riso?

As gargalhadas possuem função social nos primatas: e aparecem entre humanos antes mesmo da linguagem.

Por Bruno Carbinatto
Atualizado em 15 jun 2025, 00h59 - Publicado em 12 jun 2025, 12h00

Porque nós não controlamos o sistema límbico, que é a parte primitiva do cérebro responsável por fazer você rir e também por outras emoções em estado bruto, como fome, medo, vontade de xingar alguém etc.

A risada é um instinto de comunicação não verbal primata – tanto que, em humanos, as gargalhadas começam bem antes da linguagem, por volta dos três meses. Do ponto de vista da seleção natural, gargalhar possui uma função social: indica a outros indivíduos que o clima em um grupo é positivo e pacífico, aumentando assim as chances de cooperação e evitando conflitos.

A risada é controlada por partes primitivas e instintivas do nosso cérebro. Por isso o processo todo é involuntário: assim como não dá para controlar a intensidade de um sentimento, não dá para encurtar uma risada prolongada ao ver um meme engraçado ou fofocar com os amigos. 

Há situações curiosas em que temos vontade de rir em contextos nada felizes ou agradáveis: numa reunião séria de trabalho, numa apresentação diante uma plateia, num velório. Esse fenômeno, chamado de “riso paradoxal” pela ciência, provavelmente é um bug na regulação das nossas emoções: em situações muito emotivas, nosso cérebro pode recorrer ao riso para tentar aliviar o nervosismo ou a tensão involuntariamente. Em geral, porém, conseguimos controlar a maior parte desse impulso.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Já crises de riso aleatórias e frequentes, que acontecem sem contexto ou gatilho nenhum, são um sintoma da condição chamada “transtorno da expressão emocional involuntária”. Essa síndrome, por sua vez, pode ser causada por doenças psiquiátricas (como esquizofrenia) ou lesões neurológicas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.