Por que objetos como geladeira, fogão e portas estalam à noite?
Pegando água na cozinha à noite quando... TAC!
À noite, a cozinha esfria, de manhã, ela esquenta. Até aí, óbvio. Essas variações alteram o grau de agitação das moléculas que compõem os eletrodomésticos. O grau de agitação das moléculas tem um nome muito familiar: temperatura. Quanto maior a temperatura, mais agitadas ficam as moléculas e mais o eletrodoméstico dilata (isto é, se expande). Quanto menor a temperatura, mais ele se contrai.
A dilatação atinge todos os materiais – de vidro a madeira, passando por metais e plásticos –, causando deformações imperceptíveis aos olhos, mas não aos ouvidos. De acordo com Fernando Lang da Silveira, professor de física da UFRGS, os estalos ocorrem quando o material se expande ou se contrai – à noite, geralmente eles se contraem, já que a temperatura tende a ser menor, deixando as moléculas menos agitadas e mais próximas entre si.
E tem outra coisa importante: os estalos causados pela dilatação e pela contração de materiais rolam durante o dia todo. Você repara esses ruídos à noite apenas porque o ambiente está mais silencioso.
Pergunta de Bruno Ramos, Recife, PE
Sem saber, turista pega na mão polvo mais venenosos do mundo
Ossos revelam primeira evidência arqueológica de gladiadores lutando contra ursos
Como funciona a Norland, a faculdade de babás que atende a família real britânica?
Terapia nos tempos da IA





