Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que carne de boi tem sangue e de frango não?

Cientistas de churrascaria ficarão surpresos em saber que carne nenhuma tem sangue: esse líquido vermelho que escorre no prato é outra coisa.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 mar 2021, 13h05

Nenhuma carne vem com sangue. Os abatedouros drenam praticamente tudo. 

A questão é que todo músculo é 70% água. Essa água preenche o interior das células e os vãos entre elas, e é o pano de fundo químico no qual as proteínas e demais moléculas complexas se diluem. Quando você corta um bife, está cortando um naco de músculo. E aí, é claro, a água sai – a não ser que você tenha esturricado o dito-cujo na frigideira. 

Nos músculos, uma proteína comum é a mioglobina, que armazena oxigênio e tem cor avermelhada. Não confunda com a hemoglobina – aquela outra proteína que carrega o o gás vital nos glóbulos vermelhos, as mais numerosas células sanguíneas. 

Continua após a publicidade

Quanto mais um músculo trabalha, mais escuro ele é, porque usa mais oxigênio e exige mais mioglobina (é por isso que a coxa de frango é mais escura que o peito). A mioglobina é a responsável por tingir de vermelho o conteúdo de água da carne bovina.

Perceba que as bandejas de peito de frango também têm um líquido branco ou rosado no fundo – que seria perceptível no prato caso alguém no Brasil tivesse o hábito de comer carne de frango mal passada (sim, há lugares em que o frango cru é parte de receitas). 

Pergunta de @nkzmeu, via Instagram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.