Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Como surgiu o foro privilegiado?

Prática é milenar – e o Brasil possui mais de 60 mil autoridades com direito a ela.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 6 set 2024, 10h29 - Publicado em 18 mar 2022, 09h31

A ideia de julgar políticos em tribunais específicos vem desde a Antiguidade. Em Roma, tribunais especiais julgavam senadores e outras autoridades. A palavra “privilégio”, aliás, vem do latim privilegium. As raízes privus (privado) e lex (lei) não deixam dúvida: uma lei excepcional ou em favor de algo particular.

Na Idade Média, havia o princípio do julgamento por pares: nobres julgavam nobres; clérigos julgavam clérigos. Isso acabou na Era Moderna, quando as revoluções americana e francesa revogaram privilégios baseados na origem das pessoas. A partir daí, todos são iguais perante a lei. Pelo menos no papel.

Entre os países que mantêm a prática, o Brasil é o que tem mais autoridades com foro privilegiado: 60 mil. O foro por prerrogativa de função (este é o nome oficial) começou a valer com a Constituição de 1988. De acordo com a Câmara dos Deputados, ele serve para “proteger julgadores contra eventuais pressões que autoridades possam exercer nas instâncias inferiores”. 

Mas há propostas que visam mudar isso, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 333/17, que restringe o direito a apenas cinco autoridades: o presidente e o vice-presidente da República, o presidente do Supremo Tribunal Federal (chefe do Poder Judiciário) e os presidentes da Câmara e do Senado (chefes do Legislativo). A PEC está há mais de quatro anos parada na Câmara.

Pergunta de Djalma Leão, Bauru, SP

Continua após a publicidade

Fonte: Dissertação Do Foro Privilegiado à Prerrogativa de Função, de Orlando Carlos Neves Belém (PUC-Rio). Sites da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.