Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Como e por que o papagaio fala?

O porquê é fácil: ele é um animal sociável. Incrível mesmo é o órgão que o torna um imitador tão prolífico, chamado siringe.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 jun 2024, 15h41 - Publicado em 21 jul 2023, 16h54

O porquê é fácil: para socializar. Papagaios e outros pássaros com essa habilidade imitam quaisquer sons típicos de seu habitat (um exemplar de pássaro-lira australiano muito acostumado a ser fotografado faz até o clique de uma câmera). Na natureza, isso significa copiar outras aves selvagens para criar laços.

Em cativeiro, nós somos a família do bichinho, e ele quer aprender o código de comunicação da casa. Assim, uma expressão como “tudo bem?” acaba associada ao momento em que uma pessoa entra pela porta.

O “como” é mais difícil.

No ser humano, as pregas vocais fazem o ar que sai dos pulmões vibrar em frequências diferentes – gerando sons mais graves ou agudos. Elas também são responsáveis por gerar os registros (como o falsete, aquela voz fininha que usamos em algumas músicas). Os sons característicos de cada consoante, porém, são gerados em grande parte pelos lábios, dentes, nariz e língua, depois que o ar passou pelas pregas. 

Continua após a publicidade

Vamos explicar: a letra B, por exemplo, é uma “oclusiva bilabial”, o que significa que ela é gerada pelos dois lábios interrompendo – e então liberando bruscamente – a passagem do ar. O P também é uma oclusiva bilabial, mas é surda: as pregas vocais não vibram como ocorre no B. Todo o som vem do estalo dos lábios. Faça o teste: produza os fonemas P e B sem nenhuma vogal depois e compare-os. Um faz o peito vibrar, o outro, não.

Cada som é articulado de uma forma única. O N é produzido com a língua no céu da boca e o ar saindo pelo nariz, o D usa a língua na ponta dos dentes e põe as pregas em ação como B.

Continua após a publicidade

Os pássaros não têm lábios ou dentes, mas compensam com a siringe: um complexo sistema de membranas localizado no ponto onde o sistema respiratório se bifurca para dar acesso aos pulmões. A siringe é mais sofisticada que nossas pregas vocais: permite articular dois sons simultâneos, usando separadamente o ar exalado por cada pulmão.

Isso dá aos pássaros a habilidade, por exemplo, de usar um lado da siringe para emitir algo equivalente aos estalos consonantais da nossa boca de um lado, enquanto usam o outro para imitar as pregas vocais. E assim vídeos como o do famoso papagaio africano Apollo se tornam possíveis:

 Pergunta de Gustavo Abreu, via email.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.