Truco! Como desmentir as promessas de campanha política de uma forma divertida
Muito do que se tem feito de melhor e mais inovador no jornalismo brasileiro tem saído de sites de mídia independente. Entre esses sites, a A Pública – uma agência de reportagem e jornalismo investigativo sem fins lucrativos – se destaca pelos prêmios recebidos, grande quantidade de matérias profundas publicadas e o esquema de liberar suas matérias para republicação sob licença creative commons.
Para as eleições de 2014, a A Pública preparou um conteúdo gameficado simples e funcional, em que “truca” as propostas que os candidatos à presidência tem feito em seus horários eleitorais. As propostas feitas são checadas e cada uma ganha uma carta de truco ilustrada que pode indicar que a proposta é verdadeira (Zap!), que é mentira, ou que é uma semi-verdade. Tudo com humor fino e uma bela direção de arte. Algumas vezes os candidatos explicam melhor suas propostas em pequenas entrevistas.
Não chega a ser newsgame, mas traz a estética e a dinâmica de jogos para informar de maneira divertida. Veja aqui.