“O que importa é o conteúdo” ou “visualização de dados no jornalismo em duas falas”.
O designer italiano Francesco Franchi é o editor de arte da revista IL (Intelligence in Lifestyle). Seu trabalho é de brilhar os olhos, mas seu foco não é simplesmente deixar as páginas mais bonitas, seu foco é o conteúdo. Pra ele, “infographic thinking” não é uma moda passageira, é o futuro.
Gabriel Gianordoli foi designer da SUPERINTERESSANTE. Depois de experiências em web, revista e infografia, ele passou a se especializar cada vez mais em data visualization. Recentemente ele disponibilizou sua palestra no WIADSP (Dia Mundial da Arquitetura de Informação). Ela mostra um pouco como a visualização de de dados transforma número em imagens. Ela é também um jeito de pensar conteúdo graficamente.
Acho que a palestra do Gabriel e a entrevista do Francesco são duas pílulas legais pra quem se interessa pelo assunto. Em menos de dez minutinhos, você lê as duas abaixo. Vale a pena.
Francesco Franchi fala sobre infographic thinking
E o que newsgames tem a ver com isso?
Dá pra dizer que newsgames são primos dos infográficos, especialmente dos infográficos interativos. Os dois transformam informação em imagens. Ian Bogost, em seu livro “Newsgames: Jornalismo At Play”, inclui infográficos interativos como um dos tipos de newsgames. Em casos como esse info do IG, acho que faz sentido, né não?
Veja também:
-Entenda o que faz um game designer
-10 jogos para entender os newsgames no mundo