Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

10 tendências para o jornalismo digital em 2014

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 3 set 2024, 10h28 - Publicado em 13 jan 2014, 13h53

O site Journalism.co.uk falou com especialistas da BBC, CNN, ITV News, Trinity Mirror e The Washigton Post para descobrir quais seriam as principais tendências do jornalismo digital em 2014. Algumas das tendências listadas não são surpresa, como o mobile e design responsivo que nós já tínhamos listado aqui no Newsgames. A listinha completa você confere abaixo:

1. Mobile e design responsivo
10 tendências para o jornalismo digital em 2014

Celulares e tablets são o hype do momento. Todos grandes veículos internacionais estão estudando como produzir bom conteúdo para dispositivos móveis. De um lado, alguns defendem o “design responsivo” onde um site se adapta a cada plataforma. De outro, estão os que defendem a produção de conteúdo exclusivo para cada modelo.

2. Conteúdo geolocalizado
Entregar conteúdo sobre o que está acontecendo “agora” não é mais suficiente. Os veículos de comunicação vão ter que investir no que está acontecendo “aqui e agora”, entregando notícias e informações que se relacionam com o lugar onde o leitor está.

3. Redes sociais privadas
Em 2013 diversas pesquisas mostraram que os adolescentes estão saindo do Facebook porque seus pais entraram na rede social. O Instagram criou a possibilidade de você compartilhar conteúdo com apenas uma pessoa e diversas redes “privadas” como o  Snapchat apareceram. Será que depois de tanta exposição em 2013, voltaremos a buscar privacidade em 2014? E como os veículos de comunicação vão reagir a essa tendência?

 

4) Jornalismo feito por Drones

Continua após a publicidade

10 tendências para o jornalismo digital em 2014

Fotos tiradas por drones em locais de difícil acesso e em situações de conflito já foram usadas por jornalistas em 2013. E esses pequenos aviões robôs devem se tornar mais populares ainda no jornalismo de 2014.

5. Vídeos curtos
O acesso à internet por celulares tem crescido muito e esses aparelhos são desenhados pensando em vídeos curtos. O Instagram já introduziu a possibilidade de upload de vídeos de poucos segundos em 2013, e a BBC tem criado vídeos exclusivos, de 15 segundos, para veicular nessa rede social.

 

6. Análise de dados e audiência em tempo real

Continua após a publicidade

Reagir mais rápido ao comportamento do leitor. Usando ferramentas como Chartbeat ou o real time do Google Analytics as redações devem ficar atentas à sua audiência minuto a minuto.

 

7. Windows Phones
Os especialistas ouvidos pelo Journalism.co.uk apontam que as novas câmeras dos aparelhos com Windows Phone são muito melhores que a do iPhone 5S e poderiam causar um grande impacto para o jornalismo produzido com mobile. A dúvida é se os criadores de aplicativos vão adotar o Windows Phone.

 

8. Tecnologia “vestível”
Tudo indica que os óculos do Google (Google Glass) serão lançados no mercado em 2014. Com a possibilidade do relógio da Apple ser lançado no mesmo ano, teremos a chance de assistir uma revolução causada por esses gadgets “vestíveis”. Alguns especialistas acham que o impacto para a comunicação pode ser tão grande quanto o dos smartphones.

 

9) Notícias “antecipatórias”

Continua após a publicidade

No mundo das notícias baseadas em dado, vale ficar atento às informações que os leitores têm compartilhado sobre seus planos e futuros compromissos como calendários e localizações futuras. Analisando esses dados é possível saber onde os seus leitores estarão e o que estarão fazendo e oferecer-lhes conteúdo relacionado a essas atividades.

 

10) Publicidade nativa

Uma área que deve continuar se expandindo é a de conteúdo patrocinado e publicidade nativa que envolve um esforço conjunto entre os veículos de comunicação e os anunciantes. Uma vez que os velhos banners já não são mais atraentes para o público, a tendência de anúncios casados com conteúdos é grande.


Confira o post original no Jornalismo.co.uk

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.