Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês

Contando Ninguém Acredita

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
As notícias mais bizarras e surreais do mundo
Continua após publicidade

Japão tem número preocupante de virgens, afirma governo

O Japão possui problemas demográficos que já são conhecidos. Em uma tentativa de baixar a idade-média da população, a mais alta do mundo, e a taxa de nascimentos decrescente, o governo japonês tem implantado medidas para estimular os casamentos e a fertilidade. Mas parece que as ações não tem surtido o efeito desejado. De acordo […]

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 22 set 2016, 15h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Bebês

    O Japão possui problemas demográficos que já são conhecidos. Em uma tentativa de baixar a idade-média da população, a mais alta do mundo, e a taxa de nascimentos decrescente, o governo japonês tem implantado medidas para estimular os casamentos e a fertilidade.

    Mas parece que as ações não tem surtido o efeito desejado. De acordo com o Japan Times, uma pesquisa feita com japoneses entre 18 e 34 anos mostrou que 42% dos homens e 44% das mulheres eram virgens. O estudo, de autoria do instituto nacional de população e previdência social, é realizado a cada cinco anos e os dados começaram a ser coletados em 1987. Outro dado preocupante apresentado pelo levantamento é o número baixíssimo de filhos entre casais que estão juntos há mais de 15 anos.

    Após a divulgação dos resultados, o governo japonês anunciou que pretende elevar, até 2025, a taxa de natalidade do país de 1,4 para 1,8. Para isso, o primeiro-ministro Shinzo Abe já vem anunciando medidas para melhorar os serviços de babás e incentivos fiscais para casais, mas esses programas ainda não apresentaram melhoras estatísticas concretas.

    Continua após a publicidade

    A maioria dos entrevistados disse que pretende casar em algum ponto da vida, porém não possuem uma previsão concreta. “Eles querem, eventualmente, juntar as escovas de dente. Mas a ideia é descartada porque há uma diferença entre os ideais e a realidade”, afirmou Futoshi Ishii, pesquisador-chefe do estudo. “É por isso que os casamentos são tardios ou nunca acontecem, contribuindo para a baixa taxa de natalidade do país”, completa.

    O levantamento, contudo, indicou uma tendência animadora. Pela primeira vez, a proporção de mulheres que retornaram ao trabalho após terem filhos passou de 50%, dado importante visto o caráter patriarcal da sociedade japonesa.

    Com The Independent

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.