Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Contando Ninguém Acredita

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
As notícias mais bizarras e surreais do mundo

Homem mergulha em busca de pepino do mar e encontra arma nuclear

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 set 2024, 11h14 - Publicado em 15 nov 2016, 13h44

nuclear-face

(Ilhas Haida Gwaii, próximas ao local onde a bomba foi encontrada – Dale Simonson/Flickr)

Um mergulho na costa canadense revelou um dos mistérios da Guerra Fria que ainda não foram resolvidos. Sean Smyrichinsky estava à procura de pepinos do mar na costa da Columbia Britânica e encontrou algo que ele não tem palavras para explicar. “Eu encontrei essa coisa enorme debaixo d’água, nunca vi algo assim”, afirmou. O objeto, segundo Smyrichinsky, era maior do que uma cama de casal e tinha uma superfície reta por cima, com a parte inferior arredonda e um furo no meio.

Ao falar sobre o achado com os pescadores locais, um deles disse “Ah, talvez você tenha encontrado a bomba”. A bomba citada pelos pescadores era um projétil de 4900 kg modelo Mark IV “Fat Man”, do mesmo tamanho do que as bombas jogadas em Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial. Em fevereiro de 1950, um avião militar americano fazia um exercício de simulação transportando a bomba do Alasca até o Texas para ver se as aeronaves conseguiriam carregar tanto peso. Contudo, ao passar pela costa canadense, os motores do avião congelaram e o veículo caiu no mar congelado.

As autoridades americanas acreditavam que a bomba teria ido parar em mar aberto, o que evitaria uma explosão catastrófica em terra, mas os fragmentos do dispositivo nunca foram encontrados, até agora. “Eu sai da água e disse para todos os meus amigos no barco ‘achei um OVNI. É bem bizarro.’ Então, fiz um desenho dele, pois estava sem minha câmera”, disse Smyrichinsky. Apesar de ter localizado apenas um fragmento da bomba, o canadense acredita, com base em desenhos, que a parte achada continha o material explosivo.

Continua após a publicidade

O major das Forças Armadas Canadenses, Steve Neta, confirmou que a descoberta de Smyrichinsky pode ter alguma relação com o acidente de 1950. “Nós queremos ter certeza e investigaremos mais a fundo”, afirmou. A marinha canadense enviou um navio para investigar a área e os estudos devem começar nas próximas semanas.

Com News.com.au

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.