O jogo não-licenciado e feito pelos fãs chamado Pokémon Uranium, que foi lançado na semana passada e estava sendo desenvolvido há 9 anos, foi tirado do ar pelos seus criadores, após ter sido baixado mais de um milhão e meio de vezes. A decisão veio depois dos desenvolvedores receberem vários avisos de advogados representando o escritório da Nintendo nos Estados Unidos.
“Apesar de nós não termos sidos contatados oficialmente, ficou claro qual é o desejo deles, e nós os respeitamos profundamente”, diz um post dos desenvolvedores no site de Pokémon Uranium. “Nós não temos nenhuma conexão com fãs que vão colocar o jogo de volta ao ar, e nós não podemos verificar se esses links serão legítimos. Nós aconselhamos que você seja extremamente cauteloso com jogos baixados de fontes não oficiais”, afirma o comunicado.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=q8NxPo4S4To?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Extremamente aguardado, Pokémon Uranium saiu para Windows no dia 6 de agosto e apresentou 150 novos Pokémons e uma região, Tandor, aos fãs da franquia e dos jogos de Gameboy. O objetivo do jogo é batalhar contra os monstrinhos, que sofreram mutações após serem expostos à radiação.
Nesta semana, um grupo de fãs lançou um jogo chamado AM2R: Another Metroid 2 Remake, espécie de remake do clássico do Gameboy. Um dia depois do lançamento, os links dos sites de hospedagem foram removidos, depois que a Nintendo entrou com pedidos de proteção de direito autoral sobre o trabalho. O que aprendemos hoje, amiguinhos? Só porque você fez um jogo, não quer dizer que é possível distribuí-lo gratuitamente.