Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês

Ciência Maluca

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.
Continua após publicidade

5 dicas da ciência para melhorar seu namoro

Chega uma hora que o namoro cansa. Ainda tem amor, mas já começa a bater um tédio… Pra recuperar aquele clima de amor novo é preciso se esforçar. Não sabe como? Relaxa, a ciência te ajuda com 5 dicas. AVENTUREM-SE JUNTOS O tédio corrói o amor. Palavra de Shelly Gable, um psicólogo da Universidade da […]

Por Carol Castro
Atualizado em 20 ago 2024, 11h13 - Publicado em 30 jul 2013, 18h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    amor12

    Chega uma hora que o namoro cansa. Ainda tem amor, mas já começa a bater um tédio… Pra recuperar aquele clima de amor novo é preciso se esforçar. Não sabe como? Relaxa, a ciência te ajuda com 5 dicas.

    AVENTUREM-SE JUNTOS
    O tédio corrói o amor. Palavra de Shelly Gable, um psicólogo da Universidade da Califórnia. Por dez semanas, ele entrevistou 125 casais para saber se faziam atividades prazerosas, tipo um jantar, ou diferentes, excitantes e divertidas. E os mais felizes e satisfeitos eram os que faziam juntos coisas mais divertidas – saíam para dançar juntos, por exemplo. É que qualquer sensação de excitação é associada ao companheiro que estava com você, mesmo se ele não for a causa da excitação.

    ILUDA-SE
    Ou mais brega: acredite no amor. Pesquisadores americanos acompanharam por anos a vida de alguns casais. Quanto mais os parceiros mantinham as ilusões iniciais do amor (sabe aquela vontade de fazer tudo para melhorar o namoro, já que esse é o amor da sua vida?) maiores eram as chances de ficarem juntos por muito tempo. Esses casais reportavam mais satisfação, confiança, amor e brigavam muito menos.

    Continua após a publicidade

    5 X 1
    A regra é clara: para cada momento ruim, vivam outros cinco momentos bons. Quem descobriu foi John Gottmann, pesquisador da Universidade de Washington. Ele analisou casais e percebeu que quem não seguia a regra dos 5 por 1 corria mais risco de se divorciar.

    AGRADEÇA
    Sem reconhecimento não rola. Numa pesquisa americana, casais foram testados em duas situações: em um dia agradeceriam ao parceiro por tudo que eles fizessem, no outro não diriam nada. No dia seguinte, quando haviam mostrado reconhecimento, os casais se sentiam mais próximos e felizes.

    NÃO PARE DE TENTAR
    Dizem que você só consegue algo se tentar, certo? Então tente sempre melhorar seu relacionamento. E não precisa de muita coisa: dois estudos mostraram que só mostrar interesse por outra pessoa já é suficiente melhorar um relacionamento. Fingir que estão saindo juntos pela primeira vez, apesar de já namorarem há 5 anos, também funciona. Quando casais fizeram a brincadeira, a pedido de pesquisadores, eles se divertiram mais que os outros participantes, que foram instruídos apenas para marcar um jantar qualquer. É que quando você está num primeiro encontro, o esforço para ser agradável é bem maior.

    Continua após a publicidade

    Aprendeu? E você tem outra dica aí na manga para deixar o namoro ainda mais legal? Conta pra gente!

    (Via Barking up the wrong tree)

    Crédito da foto: flickr.com/tihia

    Continua após a publicidade

    Leia também:
    Namoro à distância melhora o relacionamento
    Brigas no namoro podem te deixar doente
    Retomar o namoro com o ex é cilada

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.