Vírus gigante é descoberto e gera perguntas como “isso é mesmo um vírus?” e “nossa, a gente realmente não sabe nada sobre a natureza, né?”

Por Vinícius Giba
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 1 ago 2013, 12h40

Apareceu um vírus aí que desafia a classificação usada pelos cientistas até agora. Esses gigantes-super-complexos foram chamados de pandoravírus.

Não é a primeira vez que ~os caras~ acham um vírus bem maior que os outros (há alguns anos, o mimivírus foi a descoberta da vez), mas é que esse arrebenta o recorde anterior de tamanho e complexidade pra mais do dobro.

Um vírus comum tem mais ou menos 10 genes no seu núcleo e tem de 50 a 100 nanômetros de comprimento.

O pandoravírus tem 2500 genes (sendo 2300 deles inéditos para a ciência) e mede 600 nanômetros. Uau!

virusao

“Ei, mas se é tão grande, por que ninguém achou antes?”

Basicamente porque ninguém tava procurando.

Ao analisar os meios onde vivem os vírus, a ideia era de que “vamos precisar de um baita zoom pra enxergá-los”. E qualquer coisa que fosse muito maior que a média nem era observado com mais cuidado, “ah, isso deve ser uma bactéria, aumenta o zoom, os vírus são bem menores”.

Os dois autores do estudo (Jean-Michel Claverie e Chantal Abergel) e sua equipe encontraram porque… estavam procurando. Eles estavam focados nos limites do mundo dos vírus, para entendê-los melhor, e aí, tcharam! encontraram alguns bichinhos MUITO acima dos limites. Isso mesmo, acharam mais de um. O Pandoravirus salinus (no Chile) e o Pandoravirus dulcis em Melbourne.

OHMYGOD! SE É TÃO GRANDE, IMAGINA O ESTRAGO QUE ELE FAZ1!!! E TEM AQUI NO CHILE!! cORRAM!!

panic

Não, ele não faz mal nenhum para os humanos. Assim como a maioria dos vírus, ele só infecta outros micróbios.

Ah, e outra coisa: eles talvez não sejam vírus. Seu DNA não sugere ligação dessas coisinhas com nada que conhecemos. Então existe a possibilidade dos cientistas estarem olhando para um novo ~reino da natureza. Bem promissor, né? Vamos acompanhar…