Não é sempre que acontece, mas para que não seja apenas uma vez, saiba como aumentar as suas chances de sair vivo de uma surpresa dessas:
1) NUNCA CORRA
Já é difícil desde a primeira dica, eu sei. Mas não é muito inteligente apostar corrida com um urso pois eles podem passar de 50km/h. São bem mais rápidos que o Usain Bolt.
2) TALVEZ ELE ESTEJA DISTRAÍDO
Em vários casos, eles estão sossegados apenas passando por ali, seguindo algum cheiro e nem notaram a sua presença. Mantenha as coisas assim. Tente voltar rápida, mas silenciosamente.
3) OMG! OMG! OMG! – AGORA ELE ME VIU!
Calma, você ainda tem uma chance. “MESMO?!?!”. Sim. Se ele está prestando atenção em você, mas não está agindo agressivamente você pode seguir os seguintes passos:
– ande pra trás lentamente
– fale algumas coisas com a voz calma e firme se conseguir
– abane os braços devagar \o/
4) ELE TÁ VINDO NA MINHA DIREÇÃO!!!
Pensou de novo em correr. Pois lembre dos 50km/h e não faça isso. Nem jogue suas coisas no chão. Ele pode achar que é comida. Ah, e fique com a sua mochila, você pode usá-la para proteger o seu corpo. Muitas vezes, eles fazem ataques-teste, ou seja, vêm correndo na sua direção, mas param e retornam.
E se você pensou em subir numa árvore, despense: não vai ser uma boa proteção contra ursos pardos e negros.
5) MANHÊ, ELE TÁ ME BATENDO!!!!111!!11
Se um urso pardo te pegar, fique em posição fetal protegendo estômago e pescoço. Finja que está morto. Se ele continuar o ataque por mais tempo, revide com força e boa sorte! Se o urso for preto, pule o fingimento, use todos os golpes que aprendeu jogando Street Fighter e, novamente, boa sorte!
Fonte: Denali National Park and Reserve, Denali Park, Alasca e O livro das listas.