Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Coalas são fofinhos! Ou não?

Por Vinícius Giba
Atualizado em 20 ago 2024, 10h51 - Publicado em 19 dez 2013, 08h35

654px-cutest_koala

Se você ainda acha coalas fofinhos é porque não leu esse antigo post aqui do blog ou porque ainda não ouviu o som que esses bichos fazem!

Ouça essa beleza de grunhido:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=f0fYTHrFN7c?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

É estranho ouvir algo tão grave e em um volume tão alto sair da boca de um bichinho tão peludinho-fofinho-cuticuti, não é?

Continua após a publicidade

Não sei se é possível fazer você gostar deles de novo, mas, graças à ciência, é possível entender como eles geram tal som. Na verdade, eles possuem um órgão vocal que nenhum outro mamífero terrestre possui!

Eles tem abas extras na garganta, bem maiores e mais pesadas que o normal. Pra entender, basta pensar num violão, explica o pesquisador-chefe do estudo Benjamin D. Charlton. “Estruturas maiores podem oscilar em frequências menores. (…) Pense nas cordas de um violão. Quando diminui o tamanho da vibração ao apertar a corda contra a madeira, você aumenta a frequência do som produzido, e a corda mais grossa é que produz as frequências mais graves.”

É esse o princípio da garganta dos coalas. Com abas super-grandes, elas geram sons que animais do tamanho de um coala (~8kg) são incapazer de gerar.

Fonte: BBC News

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.