Usar internet pode tornar você menos religioso, diz estudo
Isso não é necessariamente ruim e pode tornar as pessoas mais tolerantes
Se você usa a internet, é mais propenso a não ser afiliado a uma religião, de acordo com um estudo do departamento de sociologia da Universidade de Baylor.
Apesar de a internet ter mudado a forma como nos relacionamentos e até como pensamos, a pesquisa buscou abordar seus efeitos sobre a religião. A conclusão é que as pessoas tendem a ser menos religiosas, mas também entendem que outras religiões podem ser seguidas.
“Uma das minhas muitas descobertas nesse estudo é que o aumento no uso da internet se correlaciona com a perda da filiação religiosa, e também notei que indivíduos que passam muito tempo online são menos propensos a pensarem que há apenas uma religião correta”, o autor do estudo Paul K. McClure, da Universidade de Baylor, ao PsyPost. “Para entender essas descobertas, eu argumento que a internet encoraja um certo pensamento que faz os indivíduos sentirem que não estão vinculados a instituições ou dogmas religiosos.”
O estudo também reporta que o hábito de ver televisão também reduz a participação das pessoas em atividades religiosos. No entanto, essa atividade não foi relacionada com a redução da religiosidade.
A pesquisa avaliou dados de 2010 referentes a 1714 pessoas que residem nos Estados Unidos, que responderam a perguntas sobre uso de internet e vida religiosa. Os dados já estão antigos e McClure reconhece isso. Ele argumenta que as informações não eram tão velhas quando o levantamento foi iniciado, em 2014. Portanto, ainda são necessários mais estudos sobre o tema, especialmente, com dados mais recentes.
O estudo pode ser consultado no Journal for the Scientific Study of Religion.
Este conteúdo foi publicado originalmente na Exame.com
Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.