Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Se o mundo é redondo, por que a gente não cai?

Como explicar essa pergunta para crianças, com toda a gravidade que o assunto merece.

Por Amarilis Lage
Atualizado em 10 dez 2019, 18h24 - Publicado em 10 out 2017, 15h43

É tudo por causa da gravidade, uma força que atrai todos os objetos para o centro do planeta. A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás. Reza a lenda que ele estava sob uma macieira quando uma fruta caiu em sua cabeça. E, então, ele se perguntou: por que as maçãs sempre caem em linha reta, de cima para baixo, e não para os lados, por exemplo? Não se sabe se a história é real, mas ela ajuda a definir o dilema que guiou as investigações de Newton. Ele descobriu e conseguiu demonstrar que tudo aquilo que possui massa tende a se unir, como se as coisas atraíssem umas às outras. A Terra atrai a maçã, graças à força da gravidade.

Seguindo esse raciocínio, se colocarmos uma pedra perto de outra, elas deveriam se aproximar, mas isso não ocorre. Por quê? Porque elas não estão soltas no vácuo. A gravidade da Terra anula a gravidade entre as pedras. No espaço, elas se juntariam.

A gravidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos: quanto mais longe estiverem, menos efeito um exerce sobre o outro. Ela também é diretamente proporcional à massa de um corpo – quanto maior ela for, maior seu poder de atração. Por ter uma enorme massa, a Terra exerce uma forte ação gravitacional – suficiente para atrair a maçã para o chão, para nos manter sobre a sua superfície e mesmo segurar a Lua orbitando ao seu redor.

Por que a gente não se sente de ponta-cabeça?
Porque estar de ponta-cabeça é uma questão de referencial. Tente visualizar a Terra do espaço: ela é esférica. De lá, não dá para dizer que lado está para cima e que lado está para baixo. Para quem está aqui no Brasil, os japoneses deveriam estar de cabeça para baixo. Para eles, somos nós que estamos do lado oposto e que, portanto, deveríamos estar de ponta-cabeça. Ou seja, o conceito varia de acordo com o que você entende que está para cima e o que você entende que está para baixo. Como a gravidade nos atrai para o centro da Terra, todo mundo se sente devidamente seguro, com os pés presos no chão e o corpo alinhado ao centro do planeta.

O que é gravidade?
Numa perspectiva cosmológica, gravidade é a força que induz a matéria dispersa no Universo a se aglomerar. É, portanto, crucial para a formação de planetas, estrelas e galáxias. Em nosso dia a dia, é ela que confere peso aos objetos, fazendo com que caiam no chão quando os soltamos no ar.

Quem foi Isaac Newton?
Astrônomo,físico e matemático, Isaac Newton se destacou em várias áreas, com algumas das descobertas mais influentes da história da ciência. Além de formular a lei da gravitação universal, descreveu a natureza das cores e ajudou a desenvolver um ramo da matemática: o cálculo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.