Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Saída para o aquecimento global é plantar 1 trilhão de árvores, diz estudo

Elas ocupariam 900 milhões de hectares, o equivalente a todo o território dos EUA; cientistas dizem que há espaço livre, e não seria preciso desalojar cidades nem áreas agrícolas

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 mar 2024, 14h17 - Publicado em 5 jul 2019, 11h44

Reduzir as emissões de CO2 com a velocidade e a intensidade necessárias para frear o aquecimento global, evitando que ele alcance níveis perigosos, não será uma tarefa fácil. Por mais que os carros elétricos e as energias limpas tenham evoluído, o mundo ainda é extremamente dependente dos combustíveis fósseis – que em 2017 forneceram nada menos do que 81% de toda a energia consumida pela humanidade. Preencher isso com energia solar, eólica, geotérmica e nuclear não é trivial – e, no atual estágio de desenvolvimento dessas tecnologias, pode nem ser factível.  

Mas talvez seja possível resolver o problema de outro jeito: plantando mais árvores, para que elas absorvam o CO2 que jogamos na atmosfera. Cientistas do Instituto de Tecnologia de Zurique, na Suíça, calcularam quantas árvores precisariam ser plantadas: 1 trilhão. Elas ocupariam uma área de 900 milhões de hectares, o que equivale a todo o território dos EUA – e absorveriam 2/3 das emissões humanas de CO2, o que seria mais do que suficiente para frear o aquecimento global. 

De acordo com os pesquisadores, que fizeram os cálculos a partir de 78 mil imagens de satélite, há espaço para plantar todas essas árvores sem precisar desocupar áreas agrícolas e urbanas. Os países com maior potencial de reflorestamento são a Rússia (que poderia contribuir com 151 milhões de hectares), os EUA (103 milhões), o Canadá (78,4 milhões), a Austrália (58 milhões), o Brasil (49,7 milhões) e a China (40,2 milhões). 

Plantar 1 trilhão de árvores seria um esforço logistico e político monumental, sem precedentes na história do mundo – mas, em tese, exequível com os recursos e as tecnologias atualmente disponíveis. E, uma vez plantadas, as árvores se manteriam sozinhas, dispensando esforços posteriores. Não é um projeto qualquer. Mas é melhor do que sucumbir às mudanças climáticas – e, além de resolver o problema do CO2, deixaria o mundo mais feliz.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.