Para sobreviver ao inverno, esses jacarés viram “picolés” com focinhos para fora do gelo
Cena é comum no inverno americano; veja vídeos e entenda mecanismo biológico.
Todos os anos, durante o inverno no Hemisfério Norte, uma cena inusitada pode ser flagrada em algumas regiões dos Estados Unidos: “picolés” de jacarés congelados, com somente suas narinas para fora da água. Esses aligátores, da espécie Alligator mississippiensis, não estão mortos: seguem respirando e entram num estado de “dormência” para enfrentar o frio.
Esses répteis habitam regiões pantanosas, rios e lagos no sul dos Estados Unidos. Ao contrário dos crocodilos americanos (sim, jacarés e crocodilos são espécies diferentes), porém, os jacarés conseguem tolerar temperaturas muito mais baixas, e por isso também são encontrados em regiões que, no inverno, são tomadas pelo gelo e pela neve.
Quando o frio chega, os répteis, que dependem do ambiente externo para regular sua temperatura interna, entram num estado chamado de “brumação” – uma redução na atividade corporal parecida com a hibernação em mamíferos. Nessa fase, o metabolismo do jacaré entra em marcha lenta, e ele precisa de menos energia para viver.
Por isso, quando sentem que a superfície da água está prestes a congelar, os jacarés garantem que pelo menos seu focinho ficará para fora, para que a respiração continue. O resto do corpo aguenta as baixas temperaturas da água sem grandes problemas (abaixo da superfície, a água continua em estado líquido, mas bem gelada). A cena do “picolé de jacaré” pode ser flagrada em partes do Texas e da Carolina do Norte, principalmente. Vídeos como o que você vê abaixo viralizam todos os anos no inverno americano.
A brumação é um estado menos permanente e profundo que a hibernação dos mamíferos, porém: em dias mais frescos, os répteis podem voltar a se locomover e se alimentar. O picolé também não dura muitos dias, já que essas regiões dos Estados Unidos não permanecem congeladas por muito tempo.
Ossos revelam 1ª evidência arqueológica de gladiadores lutando contra ursos
Óxido nitroso: como um item culinário se tornou a nova droga recreativa dos EUA
Cientistas descobrem baleia pré-histórica do tamanho de um humano
Parque de diversão com obras de Basquiat e Salvador Dalí reabrirá após 35 anos

