Assine SUPER por R$2,00/semana

Dois urubus machos chocam ovo abandonado em zoológico da Holanda

Depois de se revezarem para chocar o ovo, os novos papais assumiram também a criação do filhote

Por Guilherme Eler
1 jun 2017, 14h05

O último dia do mês de maio deu ao zoológico de Amsterdã mais uma família feliz de urubus. O filhotinho que nasceu para coroar a união do casal não faz nem ideia disso, mas sua vinda ao mundo vem cercada de simbolismo. Isso porque quem chocou seu ovo foram seus dois pais: um par de urubus machos que mantêm um relacionamento já há alguns anos.

Segundo o zoológico, o ovo foi encontrado no chão do aviário onde costumam ficar os urubus. Inicialmente, a ideia foi colocá-lo para chocar numa incubadora – procedimento comum nesse tipo de situação. Mas depois, alguém pensou em uma opção melhor: colocar o ovo no ninho que um casal de machos que vivem por lá havia preparado no alto das rochas de seu viveiro.

Os dois machos moram no zoológico desde 2010, e foram interceptados durante uma operação de combate de tráfico de animais na Espanha. Os bichos adotaram para si o ovo abandonado, se revezando durante dois meses na tarefa de monitorar o ninho até que o bebê nascesse. Agora, eles assumiram também a sua criação, alimentando e cuidando do filhote.

Apesar do comportamento homossexual no caso dos urubus – e de outras espécies de pássaros, sobretudo – não ser incomum, a equipe do zoológico de Amsterdã acredita que seja o primeiro registro de nascimento nessas aves.

A ciência está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por SUPER.

MELHOR

a partir de R$ 2,00/semana*

a partir de R$ 12,90/mês

*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.