Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Contém: Vísceras e testículos sintéticos

Não tem mágica. Red Bull, a bebida que promete dar asas, é uma mistura de cafeína e carboidratos - com uma proteína que os gatos adoram

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 19 fev 2011, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Renata Mauro

    As vísceras – Inositol
    Essa é uma substância encontrada em tecidos animais, como músculos e vísceras. O inusitado inositol é polêmico: ninguém sabe ao certo se deve ser classificado como vitamina ou carboidrato. No Red Bull esse componente é sintético e serve para adoçar a bebida e dar a ela uma sensação refrescante.

    As asas – Cafeína
    Eis as prometidas asas do touro. A responsável por nos dar energia, que melhora nossa velocidade de reação e concentração, nada mais é do que a cafeína. Aliás, uma lata de Red Bull e um cafezinho têm a mesma quantidade dessa substância. Além de aumentar a pressão sanguínea, a cafeína – que está no chocolate, no chá-mate, no guaraná – estimula a queima de gordura durante atividades físicas.

    O touro – Taurina
    Testículos e sêmen de touro. É daí que originalmente vinha a taurina. Os químicos já conseguiram sintetizá-la (os bovinos agradecem) e é essa a taurina do Red Bull. Esse aminoácido que nomeia a bebida (touro = bull) está presente em abundância no corpo humano, e age como neurotransmissor e eliminador de gorduras. Para quem quiser experimentá-lo em outros alimentos, basta ir até a tigela de ração do seu gato. A ração está cheia de taurina. Vai encarar?

    O polêmico – Glucoronolactona
    Boatos na internet dizem que esse componente foi desenvolvido durante a Guerra do Vietnã, e que causa câncer no cérebro. Tudo bobagem. Esse carboidrato de nome difícil nada mais é do que uma substância produzida pelo nosso próprio corpo durante o metabolismo da glicose. No Red Bull, tem a função de nos livrar de substâncias tóxicas, como os antibióticos.

    Os gases – Dióxido de carbono
    A fumaça que sai do escapamento do carro e as bolhas no energético têm em comum esse componente: o bom e velho gás carbônico. Numa concentração alta, o gás é tóxico, e experimentos com ratinhos relacionam bebidas gaseificadas com aumento de peso. Mas no energético tem pouco CO2 – responsável apenas por deixar a bebida efervescente.

    O azedo – Citrato de sódio
    Se alguma vez a sua bebida azedar, sinta-se à vontade para culpar esse sal. Derivado de frutas cítricas, como limões e laranjas, ele ajuda a regular o pH (nível de acidez) do produto e a conservá-lo por mais tempo. O citrato do Red Bull é sintético e pode ser encontrado em outros produtos, como iogurte e doce de leite.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.