Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cientistas criam material de construção “programável”

Ele varia da malemolência de uma esponja para a dureza da madeira – e consegue mudar de um para o outro em segundos.

Por Ana Carolina Leonardi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jul 2019, 17h02 - Publicado em 24 abr 2019, 16h58

O departamento de engenharia aeroespacial da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, cria materiais malucos, que podem, no futuro, dar vida a construções inteligentes. O mais novo deles é uma estrutura programável em 4D – a quarta dimensão é o tempo. O material se transforma conforme o tempo passa.

Ele pode ser flexível e mole como uma esponja e, poucos segundos depois, ganhar a mesma resistência de uma tábua de madeira – como você vê no vídeo abaixo. 

A SUPER conversou com um dos líderes do projeto, o cientista Howon Lee.

Continua após a publicidade

O que exatamente é “imprimir em 4D”? Usamos esse termo para qualquer estrutura criada em um impressora 3D, mas que já é programada para se transformar em resposta a certos estímulos – calor, luz, etc.

Quais são as temperaturas usadas para “programar” o seu material? Nosso material foi criado para ser bastante flexível em temperatura ambiente, a partir de
23 ºC, por exemplo. Quanto mais quente, mais mole e comprimível. Quanto mais frio, mais resistente. Para que ele mantenha a dureza, porém, precisa ficar em uma temperatura abaixo dos 15 ºC. Mas conseguimos mudar esses limites – o material pode ser ajustado para só se transformar em temperaturas muito baixas, de -45ºC, ou mais altas, de 65 ºC, por exemplo.

Que usos futuros você imagina para o material?  Ele pode um dia ser usado para criar asas de avião que mudem de formato para melhorar sua performance durante o voo. Para viagens espaciais, também pode ser importante ter estruturas leves e compactas, mas que se transformam no espaço para formar estruturas grandes e resistentes… como um painel solar, por exemplo. Outra área de aplicação é a saúde: podemos criar pequenos implantes [como stents] bem mais confortáveis de inserir, já que podem ficar flexíveis até acharem o lugar certo onde se instalar no corpo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.