Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Cientistas agora sabem calcular a quantidade de xixi em piscinas públicas

Incontinentes, tremei.

Por Karin Hueck Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 Maio 2017, 16h30 - Publicado em 2 Maio 2017, 14h26

Calor, sol, piscina lotada. Quem nunca entrou em uma piscina pública e pensou: “hm, será que estou nadando numa sopa de xixi alheio?” Agora sabemos: sim, você está.

Até hoje, cientistas não conseguiam medir ao certo a quantidade de urina que existe em piscinas (aquela história de que bastaria jogar um químico na água para que o xixi ficasse colorido e revelasse o meliante de bexiga fraca não passava de lenda). Mas agora, pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que há uma substância capaz de entregar a urina: o adoçante.

A urina humana é cheia de ureia e potássio. É possível medir a quantidade desses químicos em uma piscina, se não fosse um detalhe: o suor também contém os mesmos componentes. O que apenas a urina contém são rastros do adoçante acesulfame-K. Há acesulfame-K em refrigerantes dietéticos, em chicletes, em pastas de dente e em temperos industrializados. Quando o ingerimos, ele não é processado pelo nosso corpo e acaba eliminado intacto pela urina. Bingo: é o que os cientistas precisavam para descobrir o mistério do xixi nas águas públicas.

Os pesquisadores analisaram amostras de 29 piscinas públicas canadenses e encontraram o adoçante em todas elas. Em uma piscina do tamanho de um quarto de uma piscina olímpica, havia 30 litros de urina. Em piscinas com um terço do tamanho das olímpicas, a marca chegava a 75 litros. (Tendo em vista que uma bexiga cheia armazena entre 300 e 400 ml de xixi, dá para imaginar a quantidade de pessoas que se aliviou lá dentro.)

Ou seja, se você fazia parte do time dos urinadores anônimos que estavam incólumes até hoje, o seu fim chegou: a ciência já sabe que você existe.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.