Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Câmara autoriza pílula do câncer mesmo sem registro da Anvisa

Câmara passa por cima da Anvisa e autoriza o uso de fosfoetanolamina

Por Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 9 mar 2016, 15h00

Uma nova esperança para os pacientes que lutam contra o câncer: a Câmera dos Deputados autorizou ontem a produção e o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecia como “Pílula do Câncer”, antes mesmo do término dos estudos que permitem à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dar o aval de eficácia e segurança para o registro dela como medicamento. 

LEIA: Verdades inconvenientes sobre a indústria dos remédios

Em outubro do ano passado, a substância suspostamente anticancerígena, pesquisada há 20 anos pelo Instituto de Química da USP de São Carlos, foi proibida pela Justiça por falta de registro sanitário – para o desespero dos pacientes que contavam com ela como alternativa aos tratamentos tradicionais.  Com a liberação, a “pílula do câncer” poderá ser produzida, comercializada e prescrita. Mas até então, o projeto não oferece detalhes sobre a produção da fosfoetanolamina. A decisão da Câmara vai ao encontro do parágrafo único da Lei  No 6.360 de 1976, que confere única e exclusivamente ao Ministério da Saúde a atribuição do registro, da aprovação e da permissão do uso de medicamentos. A partir de agora, o texto segue para aprovação no Senado.

Aprovação por autonomia

A votação do projeto mobilizou deputados da base aliada e da oposição. O deputado Jair Bolsonaro(PP-RJ), por exemplo, é um dos principais defensores da distribuição da fosfoetanolamina. A aprovação, assinada por 26 deputados, se baseou no direito à autonomia dos pacientes decidirem se querem ou não se expor a uma substância ainda sem validação sanitária. Para obter a “pílula do câncer”, as pessoas diagnosticadas com neoplasia maligna deverão assinar um termo de consentimento e responsabilidade. E, mesmo assim, continuarão tendo direito aos métodos tradicionais de tratamento da doença.

Continua após a publicidade

Funcionamento

Mas o que acontece no corpo dos pacientes que tomam a “pílula do câncer”? Quando alguém está com câncer, a atividade de suas mitocôndrias é prejudicada. O mau funcionamento dessa parte das células acontece pela deficiência de ácidos graxos – fornecida justamente pela fosfoetanolamina. Sendo assim, as doses extras de fosfoetanolamina colaboram para que as mitocôndrias voltem a funcionar. Com as mitocôndrias em dia, o sistema imunológico entra em ação contra as células cancerosas e começa a disparar o processo de apoptose, ou morte celular. Sendo assim, as “pílulas do câncer” incentivam o sistema de defesa do paciente a matar as células malignas.

LEIA TAMBÉM:
Nova droga é tão eficiente quanto a morfina – e sem os efeitos colaterais
Viciados em remédios
A pílula da inteligência

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.