Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Austrália cria robô marinho assassino – com uma missão nobre

A invenção visa a ajudar na preservação da Grande Barreira de Recifes, na Austrália

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 nov 2016, 19h07 - Publicado em 4 jan 2016, 18h00

A Austrália está com um problema grande (e bonitinho): as estrelas-do-mar. Estima-se que 40% das destruições causadas na Grande Barreira de Recifes, localizada no pais, tenham sido causadas pelo animal da espécie conhecida como coroa-de-espinhos, que se alimenta dos corais. A solução para a questão? Criar um robô que injeta veneno nas estrelas, visando a uma diminuição da espécie na região.

A invenção é autônoma. Isso significa que o robô possui um sistema de inteligência artificial que identifica automaticamente quando vê uma estrela, e se prepara para dar a injeção fatal. Porém, se a máquina ficar na dúvida, o fator humano deve ser adicionado. Quando o robô não consegue definir com certeza se o que sua câmera está captando é uma estrela-do-mar, ele tira uma foto que é enviada para um humano analisar e orientar. A confirmação ou negação da fotografia entra para o sistema da invenção, que aperfeiçoa seu sistema de identificação. Você pode ver um exemplo do processo de identificação no vídeo abaixo:

 

 

A ideia é que o robô navegue cerca de oito horas por dia, aplicando nesse período até 200 injeções. “Mergulhadores humanos estão fazendo um trabalho incrível na erradicação das estrelas-do-mar em áreas demarcadas, mas não profissionais suficientes parar cobrir todas as estrelas da Grande Barreira”, afirmou em comunicado Andrew Dunbabin, Engenheiro Elétrico na Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália, e um dos responsáveis pela criação.

Continua após a publicidade

Robô assassino

Um protótipo do invenção foi testado nos mares australianos em setembro de 2015, porém sem utilizar a inteligência artificial. Todas as injeções só eram aplicadas após uma provação humana. Os pesquisadores esperam que um robô completamente funcional esteja pronto ainda no início deste ano. 

LEIA TAMBÉM: 
Corais: esqueletos de cálcio formam muro no mar
EUA desenvolvem robô assassino
Um robô no seu lugar

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.