Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

As gigantes farmacêuticas sabem quais remédios você toma

Os laboratórios contratam empresas especializadas, que vão até as farmácias para copiar os dados das receitas

Por Fernanda Ferrairo e Bruno Garattoni
Atualizado em 18 dez 2019, 12h30 - Publicado em 4 ago 2016, 15h00

20 SEGREDOS QUE OS MÉDICOS NÃO CONTAM
NÚMERO 17 | TODOS OS OUTROS

Em um relato publicado no The New York Times, o psiquiatra Daniel Carlat faz uma revelação perturbadora. Ele conta ter recebido proposta de uma multinacional farmacêutica para dar palestras a outros medicos sobre um novo antidepressivo. Essa prática é comum. Mas o contrato ia além, e estabelecia que a empresa teria acesso a dados dos pacientes de Carlat – diagnósticos, tratamentos e evolução de cada pessoa. O objetivo disso é saber se o médico está de fato receitando o medicamento daquela empresa. “É a chamada garimpagem de dados de receita”, escreve ele.

Os laboratórios contratam empresas especializadas nesse processo – que vão até médicos e farmácias coletando receitas. “A maioria dos laboratórios mantém convênios com as farmácias e obtém cópias das receitas dos médicos”, afirma Braúlio Luna Filho, presidente do Cremesp. A questão é especialmente delicada no caso de medicamentos psicoativos, como calmantes e antidepressivos – se você toma, provavelmente preferiria que isso ficasse somente entre você e seu médico. O Conselho Regional de Farmácia diz que a cópia de receitas é proibida.

As empresas também tentam aliciar os próprios pacientes. Quem toma remédios de uso contínuo pode se cadastrar, pelos sites dos laboratórios, informando o CRM (número de registro) do médico que os receitou – e, em troca, obter descontos no preço dos medicamentos. “O paciente tem autonomia. Mas nós não aprovamos esse comportamento”, afirma o cardiologista Henrique Batista, secretário-geral do Conselho Federal de Medicina.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.