Como foram divididos e definidos os nomes dos oceanos?
Quem dividiu e definiu os nomes dos oceanos? Hélio Augusto Machado, Poços de Caldas, MG O Índico recebeu o nome graças à costa indiana, bem óbvio. Já o Pacífico foi batizado pelo português Fernão de Magalhães em 1520, que realmente achou as águas desse oceano muito tranquilas. Atlântico vem de Atlas, personagem mitológico grego encarregado de […]
Quem dividiu e definiu os nomes dos oceanos?
Hélio Augusto Machado, Poços de Caldas, MG
O Índico recebeu o nome graças à costa indiana, bem óbvio.
Já o Pacífico foi batizado pelo português Fernão de Magalhães em 1520, que realmente achou as águas desse oceano muito tranquilas.
Atlântico vem de Atlas, personagem mitológico grego encarregado de suportar eternamente o peso dos céus nas costas por castigo de Zeus.
Ártico também tem origem grega: a palavra arktikos (perto do urso) faz referência à constelação da Ursa Maior, que brilha muito no hemisfério norte do planeta.
Por simples oposição ao Ártico, o oceano do Polo Sul foi nomeado como Antártico.
A enorme massa de água salgada que domina a paisagem da Terra – cerca de 70% da superfície – foi dividida em cinco partes por causa de particularidades em relação à temperatura, insolação, salinidade e movimentos das correntes oceânicas e das marés.
Atualmente, a delimitação geográfica dos oceanos é feita pela Organização Hidrográfica Internacional (IHO).
Fontes: Organização Internacional de Hidrografia (IHO) e Belmiro Castro, do Instituto Oceanográfico da USP.
Post anterior: Por que temos tão poucos pelos?