O verdadeiro segredo do sucesso: duvidar de si mesmo
Você pode!
Sala de espera. Minutos para um teste importante. Tensão no ar. Mentalmente, o cara 1 se pergunta: “será que eu vou conseguir?”. Ao lado dele, o cara 2 afirma para si mesmo: “eu vou conseguir”.
Quem vai se sair melhor?
Não faltam escritores de autoajuda prontinhos pra dizer que, é claro, o segundo é quem vai se dar bem, seja lá qual for a tarefa. É o tal poder do pensamento positivo. Mas uma série de experiências feitas na Universidade de Ilinóis, nos EUA, pode derrubar essa ideia.
Em um dos testes que a equipe da professora Dolores Albarracin fez (rolaram alguns; todos com o mesmo resultado), 50 pessoas foram divididas em dois grupos: um deles foi instruído a passar um minuto se perguntando se teria sucesso na tarefa que viria a seguir; o outro, afirmando que sim, teria sucesso. Assim mesmo, de forma quase mecânica.
Em seguida, todos fizeram uma série de exercícios simples, como anagramas. E quem se deu melhor, em geral, foram os que “questionaram” a própria capacidade.
Mas por que isso acontece? Por enquanto, os pesquisadores acreditam que, de algum jeito, fazer perguntas a si mesmo, em vez de afirmações, estimula o palestrante motivacional interno de cada um: ficamos mais “ligados” e empenhados na tarefa. Assim, temos mais chances de ser bem-sucedidos.
A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, foi publicada na edição de abril do periódico Psychological Science.

Exercícios de samurais podem reduzir quedas de idosos. Saiba como fazer
Ondas gravitacionais podem nos mostrar muito mais sobre o Universo
Ossos revelam 1ª evidência arqueológica de gladiadores lutando contra ursos
Parque de diversão com obras de Basquiat e Salvador Dalí reabrirá após 35 anos

