Namoro à distância melhora o relacionamento
Cada um no seu canto, com seu próprio espaço, em cidades diferentes. Visitas mesmo só a cada 7 ou 15 dias. Parece bom? Ou só renderia brigas cheias de ciúmes?
Bem, concorde você ou não, um estudo de Hong Kong garante que a distância só melhora o relacionamento. Os pesquisadores pediram a 63 casais heterossexuais, juntos, em média, há dois anos, para responderem questionários diários, por uma semana. Eles contavam como se sentiam em relação ao namoro, por quanto tempo haviam conversado com o parceiro e como haviam feito a comunicação (pessoalmente, via telefone, e-mail, chat ou mensagem de celular).
E os casais que namoravam à distância se sentiam mais íntimos e próximos de seus parceiros do que os casais mais grudados. Além disso, reclamavam menos da falta de atenção e, talvez por isso, costumavam compartilhar mais segredos e problemas com o companheiro. Pois é, apesar de terem passado, em média, 17 meses longe um do outro, eram mais felizes do que os outros casais.
“Nossa cultura, particularmente a cultura americana, prioriza o momento fisicamente junto e o contato cara a cara para relacionamentos sérios. Os namoros à distância claramente vão contra esses valores”, diz Crystal Jiang, um dos autores da pesquisa. Ele só não explicou por que esses relacionamentos funcionam tão bem.
E você, concorda com a pesquisa? Dá mesmo pra viver melhor num relacionamento à distância?
Crédito da foto: flickr.com/dvortygirl
Leia também:
Brigas no namoro podem te deixar doente
Retomar o namoro com o ex é cilada
Namorar te faz perder dois bons amigos