Uber estreia frota de carros robóticos em cidade dos EUA
A frota, que começará a operar na cidade de Pittsburgh nos próximos dias, é formada por Volvo XC90 equipados com um sistema de navegação autônomo desenvolvido pela empresa sueca e pelo Uber – que anunciaram uma parceria para investir US$ 300 milhões no desenvolvimento de carros robóticos nos próximos cinco anos. Por medida de segurança, […]
A frota, que começará a operar na cidade de Pittsburgh nos próximos dias, é formada por Volvo XC90 equipados com um sistema de navegação autônomo desenvolvido pela empresa sueca e pelo Uber – que anunciaram uma parceria para investir US$ 300 milhões no desenvolvimento de carros robóticos nos próximos cinco anos.
Por medida de segurança, e também por questões legais, os veículos terão um motorista humano (um engenheiro do Uber) sentado no banco do motorista, pronto para assumir o controle se e quando necessário – em determinadas situações, como ao trafegar por pontes, o piloto automático se desliga e requer a intervenção humana.
Ou seja, não é um sistema 100% autônomo. Mas é o mais próximo disso que um serviço comercial já chegou (os carros autônomos do Google se dirigem sozinhos em Mountain View, na Califórnia, mas não prestam serviço ao público – e também trafegam com supervisores humanos). O Uber diz que a frota começará com “alguns” carros autônomos, devendo chegar a 100 até o final do ano. A distribuição será aleatória: ao pedir um carro por meio do Uber, o usuário poderá receber um veículo autônomo. Os carros terão um tablet, no banco de trás, com informações explicando sua tecnologia ao passageiro. O preço é o mesmo do Uber convencional.